viés de fita

Viés para acabamento: como aplicar?

Neste artigo, ensinaremos a você como aplicar o viés, um tipo de acabamento que segue as mais diferentes formas. Por isso ele fica lindo em tecidos que acompanham quinas ou curvas!

Confira a seguir o nosso passo a passo de como usar o viés. E, claro, dê uma passadinha na sessão de viés da Oeste para ver todos os nossos modelos. Você vai amar!

Passo 1:

Primeiro, escolha o viés com que você pretende trabalhar e em qual lugar do tecido ele será aplicado. A largura do viés pode ser escolhida a gosto do artesão. Não deixe de adicionar todas as medidas, independente da espessura do acabamento.

Passo 2:

Sabe aquela medida separada para a costura na etapa anterior? Pois então, vire o tecido do avesso e coloque o lado contrário do avesso virado para você. Desse modo, os dois lados ficarão corte com corte. Agora costure cerca de 1 centímetro.

Passo 3:

Nesta altura do processo o viés ainda não está fechado. Por isso, é necessário virar para que a face direita fique virada para você. O lado avesso do acabamento mais uma vez ficará também virado na sua direção.

Passo 4:

É o momento de dobrar aquele centímetro separado para a dobra. Em seguida, dobre mais 1 centímetro de novo para que costura seja embutida na sequência.

Passo 5:

Atenção aqui é fundamental porque você irá primeiro alfinetar e na sequência alinhavar, mas a dobra feita por último tem de estar em simetria com a outra dobra. Isso porque a costura precisa pegar as duas dobras juntas. Após alinhavar, confira se a medida do viés é igual em toda a extensão do tecido. Somente se estiver tudo certo, passe o ferro e siga para a última fase.

Passo 6:

Finalmente, termine o acabamento na máquina e costure o mais próximo da dobra que conseguir. Tenha calma e ajeite o tecido conforme o viés evolui. Pronto, o seu trabalho está concluído!

Continue acompanhando o blog da Oeste para aprender tudo sobre aviamentos, costura, artesanato e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *